Natal / RN (saiba mais): Região Metropolitana de Natal

Região Metropolitana de Natal

Mapa da região metropolitana de Natal - Mapa: OpenBrasil.org

Região Metropolitana de Natal - Natal / RN

A Região Metropolitana de Natal (RMN), também conhecida como Grande Natal, reúne 10 municípios do estado do Rio Grande do Norte formando a quarta maior aglomeração urbana da Região Nordeste do Brasil, a 15ª maior região metropolitana do país.

O termo refere-se à extensão da capital potiguar, considerando-se apenas o núcleo urbano, formado por Natal e três de seus municípios limítrofes: Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, que formam uma mancha urbana continua, além de outros municípios próximos sem nenhuma conurbação entre eles: Ceará-Mirim, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz.

Com uma população estimada em 1 385 186 habitantes — segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, a principal dificuldade é a integração das cidades. O transporte coletivo ainda é muito caro e pouco abrangente. Quase a totalidade dos equipamentos urbanos concentram-se ainda em Natal. Existe um projeto para ligar as principais cidades da região metropolitana, a Via Metropolitana.

A criação da RMN ocorreu por meio da lei estadual Complementar nº 152, de 16 de janeiro de 1997, inicialmente compreendendo os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz. Nísia Floresta e São José de Mipibu foram incluídos na RMN desde 10 de janeiro de 2002. Posteriormente, por força da Lei Complementar n° 315, de 30 de novembro de 2005, foi adicionado o município de Monte Alegre. E em 2009 é a vez de Vera Cruz integrar a região.

A RMN corresponde a 5,16% do território estadual abrangendo uma superfície de 2.722,80 quilômetros quadrados. Sua população (segundo o censo populacional de 2010 do ibge) atingiu 1.350,840 habitantes. Isto já representa 42% da população do Rio Grande do Norte. Além mais, 48% do Produto Interno Bruto do estado vem da região.

O maior município em área territorial é Ceará-Mirim com 739,686 km². Já Vera Cruz é o menor, com 92,117 km².
Juntos, sem a capital, os nove municípios da região metropolitana formam uma população de 567 596 pessoas, segundo a estimativa do IBGE em 2012.
Página anterior Próxima página