Natal / RN (saiba mais): Geografia

Geografia

Mapa das Regiões Homogêneas do Estado do Rio Grande do Norte - Mapa: OpenBrasil.org / IBGE

Geografia - Natal / RN

Natal é a capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte e está localizado na mesorregião do Leste Potiguar e na microrregião homogênea da Região Metropolitana de Natal (Grande Natal), a uma latitude 05º 47' 42" S, longitude 35º 12' 34" W e altitude média de trinta metros acima do nível do mar. A capital potiguar está distante 2 507 de Brasília, a capital federal.5 A área total do município é de 167,273 km², Essa área total do município representa 0,3226% da área do estado do Rio Grande do Norte, 0,011% da Região Nordeste do Brasil e 0,002 % de todo o território do Brasil.

O município está localizado dentro de um conjunto de quatro bacias hidrográficas: a Bacia Hidrográfica do Rio Pontegi (que cobre 31,19% da área do município), faixa litorânea oriental de escoamento difuso (30,9%), bacia hidrográfica do Rio Doce (23,43%) e bacia do rio Pirangi (15,3%).

Natal é ainda cortada pelos rios Potengi - cuja nascente está localizada no município de Cerro Corá, no interior do estado, percorrendo 176 quilômetros até desembocar no Oceano Atlântico, em Natal; esse rio marca a divisão entre a zona norte e o restante da cidade, tendo seu acesso via Ponte de Igapó e mais recentemente pela imponente Ponte Newton Navarro -, Pitimbu - nasce no município de Macaíba, corta o bairro natalense de Pitimbu (daí seu nome) e deságua na Lagoa do Jiqui, no município de Parnamirim - e Jundiaí - nasce na região agreste do estado, no município de Sítio Novo, e deságua no Rio Potengi. Outros rios que cortam a cidade são o Guajiru e o Jaguaribe.

Já o relevo do município é formado por planícies costeiras, formadas por praias que se limitam com os mares e tabuleiros costeiros, que se estende por todo o litoral natalense. Esses terrenos são planos e possuem alterações em suas formas, devido à presença de dunas.

No ano de 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em 12 Microrregiões Homogêneas.

Esta nova regionalização procurou agrupar em pequenas regiões os municípios que apresentavam semelhanças e uma certa homogeneidade não só no quadro natural, mais esta regionalização procurou agrupar municípios que apresentava semelhanças no quadro econômico e principalmente histórico, onde estabeleceu a divisão geográfica do Rio Grande do Norte.

Natal / RN - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página