Natal / RN (saiba mais): Regiões Administrativas de Natal

Regiões Administrativas de Natal

Mapa da cidade do Natal e suas regiões administrativas de Natal - Mapa: OpenBrasil.org

Regiões Administrativas de Natal - Natal / RN

O município de Natal está dividido em quatro regiões administrativas ou zonas, que, por sua vez, subdividem-se em bairros. As quatro zonas da cidade do Natal são:

Mapa mostrando a divisão do município de Natal em bairros e zonas:

Zona Norte
Zona Leste
Zona Sul
Zona Oeste
Parque das Dunas


Região Administrativa Norte ou Zona Norte: É a maior, tanto em área territorial, quanto em população, da cidade. Possui uma população de 302 333 habitantes (2008), equivalente a 37,88% da população da cidade, superando todos os municípios do interior do Rio Grande do Norte, inclusive Mossoró, que é a segunda maior cidade do estado. A densidade demográfica, no mesmo ano, era de 54,85 hab./km². É separada das demais zonas de Natal pelo Rio Potengi e se divide em sete bairros: Igapó, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara, Potengi, Redinha e Salinas.

Região Administrativa Sul ou Zona Sul: Segunda maior zona de Natal em extensão territorial, é a terceira mais populosa da cidade, com 162 688 habitantes em 2008 (20,39% da população natalense) e uma densidade demográfica de 40,71 habitantes por quilômetro quadrado. Assim como na Zona Norte, a Zona Sul de Natal também se divide em sete bairros: Candelária, Capim Macio, Lagoa Nova, Neópolis, Nova Descoberta, Pitimbu e Ponta Negra. É nela onde se localizam o Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Norte (sede do governo estadual, no bairro Lagoa Nova) e a Praia de Ponta Negra, próximo à divisa de Natal com Parnamirim.

Região Administrativa Leste ou Zona Leste: É a menos populosa de Natal, com 118 193 habitantes em 2008 - equivalente a 14,39% da população do município -, e ao mesmo tempo a zona que possui a maior densidade demográfica entre as demais zonas da cidade (81,09 hab./km²). É a zona que reúne o maior número de bairros de Natal (doze no total): Alecrim, Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Lagoa Seca, Mãe Luíza, Petrópolis, Praia do Meio, Ribeira, Rocas, Santos Reis e Tirol.

Região Administrativa Oeste ou Zona Oeste: É a segunda zona mais populosa do município (com 214 320 habitantes em 2008, equivale a 26,83% da população da cidade) e também a segunda maior em área territorial. É formada por dez bairros: Bom Pastor, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Dix-Sept Rosado, Felipe Camarão, Guarapes, Nordeste, Nossa Senhora de Nazaré, Planalto e Quintas.

Ao todo, a cidade se divide em quatro regiões administrativas, totalizando um total de 36 bairros. Conforme dados de 2008, lançados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados pela prefeitura, o bairro Nossa Senhora da Apresentação, que se localiza na Zona Norte de Natal, é o bairro mais populoso da cidade, com 79 448 habitantes (densidade populacional de 77,4 hab./km²). Enquanto isso, o bairro Salinas, também situado na Zona Norte, era o menos populoso (1 275 pessoas e densidade de apenas 1,52 hab./km²).

Área reservada ao Parque das Dunas: Que possui uma área total de 1 172 hectares e uma população de apenas onze habitantes em 2008

Mapa da cidade do Natal e suas regiões administrativas.

Natal / RN - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página